Quando fiz minha primeira viagem de excursão conheci lugares lindos e fiz novas amizades. Entre as diversas coisas boas que essa viagem me proporcionou, está a parceria fantástica que o blog fez com a Moving Turismo, uma agência da região de Porto Alegre que organiza diversas viagens diferenciadas, tanto internacionais (como a que eu fiz para o Uruguai) quanto para pontos turísticos do Rio Grande do Sul. Minha primeira viagem desse ano com a agência foi para Cambará do Sul, e estou muito feliz em poder compartilhar tudo com vocês!
Foto por Moving Turismo. Confiram as fotos oficiais nesse link!
Cambará do Sul é uma pequena cidade localizada à 180km de Porto Alegre, conhecida por ser a terra dos cânions. Há 23km da cidade, fica o Parque Nacional da Serra Geral, uma unidade de conservação na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que além de ser uma importante área de preservação ecológica e biodiversidade, também é reconhecida pelos seus belíssimos cânions. Nessa viagem, conhecemos o impressionante Cânion Fortaleza, o mais bonito da região.
Trilha do Mirante - Cânion Cachoeira
Viajamos com a Moving Turismo no dia 12 de fevereiro e o pacote - que custa R$79,00, podendo ser parcelado em três vezes - inclui ônibus ida e volta de Porto Alegre para Cambará, dois coordenadores do grupo e mais um fotógrafo sem qualquer cobrança extra, ou seja, fotos profissionais do passeio. Além desse valor, pagamos 10 reais no ônibus de Cambará do Sul até o Parque Nacional da Serra Geral e paramos em uma padaria para café da manhã e lanche da tarde, opcional. A viagem dura cerca de três horas e tivemos que sair por volta 6 da manhã de Porto Alegre (vale lembrar que há também embarque em Cachoeirinha), mas valeu muito à pena, porque o destino é lindo e viajar em grupo é muito divertido. Já conhecia os coordenadores e algumas pessoas da viagem anterior e acho incrível como essas viagens são alto astral e proporcionam uma experiência muito bacana.
Trilha do Mirante - Cânion Cachoeira
O Cânion Fortaleza tem cerca de 5.800 metros de comprimento, 2.000 metros de largura e uma profundidade de 600 metros. A visão dos cânions é bem impactante sua constituição lembra uma verdadeira fortaleza, com muros, pontes e torres. O cânion fica diariamente aberto ao público das 10h até às 17h e possui três trilhas de nível "fácil" para nos aventurarmos: A trilha do mirante, Pedra do segredo e Cachoeira do Tigre Preto.
Trilha do Mirante - Cânion Cachoeira
A primeira trilha que nos aventuramos foi a Trilha do Mirante, que é o ponto mais alto, da onde dá para ver 70% do cânion e ainda a praia de Torres, na divisa com Santa Catarina. São 3km de ida e volta e fizemos a trilha pela manhã, que é o horário mais recomendável. É uma trilha considerada "fácil" e dura cerca de 30 minutos para subir ao topo, mas demoramos mais por estarmos em grupo e por causa das fotos. Foi minha primeira trilha "de verdade" e não estou acostumada a fazer exercício, mas no nosso grupo tinha crianças e idosos, ou seja, é uma caminhada relativamente tranquila. Além disso, a vista compensa, como vocês podem perceber das fotos acima.
Trilha da Cachoeira do Tigre Preto
Durante à tarde, fizemos a trilha da Cachoeira do Tigre Preto, que é um pouco mais aventureira, mas também é uma caminhada fácil e cheia de surpresas. Seguimos pelo arroio Segredo, atravessamos o rio por cima das pedras (em algumas épocas, a água fica perto dos joelhos, mas não foi o nosso caso) e, finalmente, chegamos a um mirante, com uma vista maravilhosa da cascata. A trilha tem 3km de ida e volta e na cachoeira era possível tomar banho de rio.
Cachoeira do Tigre Preto
Por fim, continuamos a trilha pela borda do cânion por aproximadamente trinta minutos e chegamos na Pedra do Segredo, uma pedra bastante curiosa pelas suas características geológicas. O curioso é que, durante nossa caminhada até a tal pedra, o cânion foi tomado pela neblina e vimos de pertinho as "nuvens" subirem.
Trilha da Pedra do Segredo
Depois de chegar à Pedra do Segredo, voltamos até o rio que dava para a cachoeira e de lá seguimos um caminho alternativo. Antes do nosso passeio terminar, no entanto, aproveitamos o sol e a oportunidade única de tomar banho de rio. Curioso é que a previsão do tempo estava apontando praticamente um apocalipse para o dia do nosso passeio (chuvas e trovoadas!), mas no final o clima foi muito agradável e, o pouquinho que choveu, foi aquela chuva leve e refrescante, muito bem-vinda. Na verdade, nosso dia foi excelente e não poderia ter sido melhor, porque tinha sol, mas não estava um calor insuportável. Também não estava frio, deu para ver o cânion com e sem neblina e ainda tomar banho de rio, que foi minha parte preferida do passeio.
Para essa aventura, é recomendado levar roupas leves, uma muda de roupa para depois da trilha, repelente e protetor solar. É sempre melhor levar tênis para caminhada, mas fui de all star e não tive problemas. Foi um passeio incrível e só tenho a agradecer à Moving Turismo, uma equipe sempre atenciosa e alto astral, que realmente gosta de viajar e consegue transpassar esse ótimo sentimento para todo o grupo!
A Moving Turismo é parceira do blog. Não deixem de conferir o site da agência nesse link e escolher um novo destino de viagem!
22 comentários
Quantas fotos lindaaaas! O canion é realmente INCRIVEL! Quando fui (setembro/2016) só fiz a trilha do Mirante. Agora com sua experiencia, quero voltar pra fazer a trilha da Cachoeira do Tigre preto e da Pedra do Segredo!
ResponderExcluirhttps://mymkbr.blogspot.com.br/
Que lugar lindo, deve ter sido uma delícia!
ResponderExcluirBeijos,
Pri
www.vintagepri.com.br
Olá! Que lugar incrível.
ResponderExcluirAmei demais.
Beijos.
meumundosecreto
Aqui babando com essas fotos, amo conhecer lugares assim!
ResponderExcluirQue passeio lindo! O Brasil tem lugares lindos mesmo, viu? Eu tb amo trilhas e aventuras do tipo, mas nunca fui por agência de turismo. Sempre vou com a "cara e a coragem" mesmo... kkkkk
ResponderExcluirSeguindo seu blog flor! =)
Bjks!
www.mundinhodahanna.blogspot.com
Olá, o ônibus que a levou de Cambará até o parque é da prefeitura mesmo ou da agência que vc contratou?
ResponderExcluirahhh que lindo, vcs pegaram um tempo ótimo e viram o canion por completo!! quando fui choveu um dia antes e deu viração...não vi nada além de nuvens :( preciso voltar!
ResponderExcluirque lugar incrível, o sul do Brasil possui maravilhosas belezas naturais, vontade de conhecer!Sou apaixonada por cânions e admirar a imensidão desses lugares!
ResponderExcluirQue lugar maravilhoso! Pena que quando ao Rio Grande do Sul não deu tempo de conhecer.
ResponderExcluirAdorei as dicas e as fotos! <3
Que lugar mais maravilhoso! Conheci uma vez os Canions de MG, e quando a gente deslumbra um negócio desses que a gente pensa "a natureza é fantástica".
ResponderExcluir<3
Que delícia! Eu sou doida pra conhecer Cambará do Sul, suas fotos aumentaram ainda mais a vontade. <3
ResponderExcluirQue delícia de passeio! Estou querendo voltar ao cânion faz tempo, porque quando fui levei minha filha de então 3 anos e não rolou trilha nenhuma...
ResponderExcluirFui ao Sul e não tive tempo e nem oportunidade de visitar os cânions, mas deve ser maravilhoso contemplar toda essa beleza ao vivo, só pelas suas fotos eu já fiquei encantada!
ResponderExcluirBeijos.
Paula Abud
http://www.roteirando.com
Esse lugar é lindo demais! Faz uns anos que entrou na minha lista mas não consegui visitar ainda! Mas com certeza é dos lugares que quero ir em breve, pra fazer aquelas jornadas que de encontro com a natureza, com a gente, com a vida :)
ResponderExcluirComo adoro esses passeios pela natureza, esse canion é qualquer coisa de impressionante!
ResponderExcluirQue lugar sensacional!! Já visitei canions no RS e esse parece incrível também! É tão bom passeios assim em contato com a natureza. Fiquei feliz que você fez sua primeira trilha e espero que essa seja primeira de muitas! ^^
ResponderExcluirBeijos!
Oi Vick, tudo bem? Que lugar mais incrível! Sou completamente apaixonada por canions, dá uma sensação de grandeza, nos faz sentir tão pequenos. As fotos ficaram lindas, realmente retrata a beleza da natureza. De tudo o que mais gostei foi a cachoeira, eu amo água geladinha e nesse verão é uma ótima escolha. Meu namorado é do RS vou ver se ele conhece. Beijos, Érika ^^
ResponderExcluirNossa, que ligares lindos! Gostei bastante do post, que está muito bem escrito. Parabéns e obrigada pela dica de viagem! Um abraço e até a próxima!
ResponderExcluirOi Victória, que lugar bonito! Eu não conhecia e me deu super vontade de ir um dia em que eu vá pra ai!
ResponderExcluirNunca viajei em grupo, não sei nem o que esperar de uma viagem assim, mas imagino que seja bem divertido mesmo!
Adorei seu relato e as fotos!
Um beijo!
Que lugar mais lindo! Estou apaixonada pelas paisagens e a cachoeira, já quero conhecer!
ResponderExcluirBeijos!
www.lacotovie.com
Que lugar lindo! Mostrei o post aqui para o meu marido até sabia.rsrs Poxa eu não achei caro não. Será que a Moving Turismo é só por aí? vou clicar depois para saber, adoraria conhecer um lugar desse.
ResponderExcluirbjs
Simplesmente Ciana
Sua fotos são lindas. Viajar é muito bom. Adorei suas dicas. Parabéns pelo post. Bj
ResponderExcluir