Voltando com as indicações de filmes, ao invés de apresentar um clássico, gostaria de compartilhar a vocês um filme bem premiado, um tanto desconhecido e que me cativou de uma maneira encantadora, me deixando mais pensativa ainda e um tanto perplexa. O filme em questão é Mr. Nobody, que dentre tantos assuntos cotidianos, românticos, dramáticos e metafísicos, trata principalmente sobre possibilidades.
Mr. Nobody começa em 2092, quando a humanidade já alcançou a imortalidade e todos estão acompanhando pela mídia os momentos finais de Nemo Nobody (Jared Leto/Toby Regbo/Thomas Bryne), que está completando 118 anos e é o último mortal da Terra. Em entrevistas e sessões de hipnose, Nemo é coagido a contar sobre sua vida, e seus relatos são bem contraditórios: em um momento parece ter tido uma vida com Elise (Sarah Polley/Clara Stone), em outro ela morreu cedo; em uma linha do tempo é casado com Jeanne (Linh Dan Pham) e em outra história tem uma paixão arrebatadora por Anna (Diane Kruger/Juno Temple).
Isso é possível porque Nemo foi esquecido pelos anjos do céu antes de nascer, então ele ‘se lembra’ de tudo que está por acontecer, é capaz de "prever o futuro". Quando seus pais se separam e Nemo deve escolher com qual deles quer viver, Nemo enxerga as consequências da sua escolha e todos os acontecimentos das diversas linhas do tempo. Se escolhesse morar com a mãe, eventualmente se apaixonaria por Anna. Se ele ficasse com o pai, se tornaria um adolescente intimista, se apaixonaria pela complicada Elise ou ainda poderia ficar com Jeanne, realizando todos os seus sonhos, mas ficando infeliz por isso. Dessa forma, o filme consiste em uma narrativa não linear de todas essas possibilidades.
A história é um tanto complicada de acompanhar e deve ser vista com bastante atenção, mas ainda que apresente argumentos científicos na linha do tempo em que Nemo tem um programa sobre a teoria das supercordas, ou então que o universo seja regido por vários elementos deterministas, esse não é apenas um filme sobre metafísica ou destino: é um filme sobre escolhas. Mais ainda, diria que é um filme sobre possibilidades. Uma criança de nove anos é posta na tarefa impossível de escolher entre seu pai ou mãe e acompanhamos o que vai acontecer de acordo com as atitudes que ele tomar, eventualmente achando que Nemo será mais feliz com determinada personagem, ou em determinado emprego, etc. Mesmo assim, a mensagem que fica no final é que todas as alternativas são igualmente importantes.
Mr. Nobody trata sobre memória, determinismo, escolhas, ontologia e possibilidades. É um filme filosófico, que nos encanta pelas alternativas e nos emociona em alguns momentos, todos guiados por uma belíssima fotografia e ótima trilha sonora. Recomendo para todos que gostam de filmes bem feitos e que nos fazem pensar, pois Mr. Nobody é cativante e nos apresenta novas perspectivas sobre a vida.
14 comentários
Nunca assisti mas parece ser ótimo! Adorei o post.
ResponderExcluirwww.espacegirl.com
Menina, acredita q eu nunca tinha ouvido nem falar nesse filme ?
ResponderExcluirGostei heim. Valeu a resenha :)
Bjo !
| O Blog Que Não é Blog |
Gosto bastante de filmes assim, sempre mostram uma mensagem importante! Sem falar que adoro filmes futuristas. *w*
ResponderExcluirVih-chan, eu aceitei sua parceria em um outro post seu, por comentário, acho que você não viu. ç-ç''
Não gosto muito de filmes, mas achei esse bem legal... vou tentar assistir
ResponderExcluirhttp://olhardeumgaroto.blogspot.com.br/
Nossa, me deixou bem curiosa! Já quero assistir. :)
ResponderExcluirSeu post de chamou a atenção. O resumo que você fez me lembra vagamente "About Time", um filme relativamente recente (se você ainda não assistiu, altamente recomendo!). Parece o tipo de filme que me encanta. Vou procurar pra assistir :)
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirAdoreeei a dica! Muito obrigada *---*
Quero assistir HSUAHSU ;)
Beijinhos,
entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/
Ai gostei, quero assistir ;D
ResponderExcluirVisita lá meu blog: www.piecesofemb.blogspot.com
Nossa, ficar super curiosa! Já tinha ouvido falar desse filme, mas nunca vi, parece incrível!
ResponderExcluirBeijão, estou te seguindo, ok?
http://www.anadodia.com/
já tinha ouvido falar no filme a pouco tempo atrás e já até foi para a lista de filmes que tenho que assistir, falou certo quanto disse que temos alguns gostos em comum pelo visto! auhuahuahuaha #D
ResponderExcluirLendo o post eu fiquei morrendo de curiosidade para conhecer a história,
ResponderExcluirUAU, o filme tem uma premissa interessantíssima e surpreendente. Sem falar do elenco de peso (e o JARED <3).
memorias-de-leitura.blogspot.com
Oie amor tudo bem?
ResponderExcluirAdorei tudo que,é muito Lindo seu blog,estou seguindo e curtindo sua Fan Page ^^ vem seguir o meu também amor?
http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/
Curte minha Fan Page também?https://www.facebook.com/EspacoTeenComAnaLiaSantos
Beijos,sucesso pra você ♥
Lindona! A dica é ótima mas quando li que é sobre ficição científica .... =\ rs - curto suspense - terror - um draminha... rs
ResponderExcluirMas ta valendo! =)
Bjs e ótima quinta!
Meu blog: http://thaiscavalcantemodaebeleza.blogspot.com.br/
Minha FANPAGE: https://www.facebook.com/publicitariaqueblogamodelaemaquia
Instagram: @thaislsc
Vídeo novo!
https://www.youtube.com/watch?v=wAMe0KwDv6I
Realmente ainda não conhecia esse filme, fiquei com vontade de assistir agora. *-*
ResponderExcluirE ainda tem o Jared no filme... ai.. Adorei a dica...
Beijos
http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/
http://youtube.com/user/anacrisinah <3