Algumas histórias tem a capacidade de encantar crianças e adultos, servindo de ensinamento para os pequenos e reflexão para quem poderia viver de uma forma um pouco menos amarga. Quando era pequenina, gostei muito de assistir o filme O Jardim Secreto, mas foi só agora lendo a obra original que reconheço o quanto essa história é inspiradora.
Título: O Jardim Secreto
Autora: Frances Hodgson Burnett
Editora: Penguin
Páginas: 344 páginas
Comprar: Compre o livro pela Amazon ou Saraiva
Mary Lennox era garotinha detestável: teimosa, rabugenta e mimada, nunca teve uma ordem contrariada e não gostava de ninguém. Quando muda-se para Inglaterra para morar com seu tio, uma incrível mudança acontece com a menina: ela passa a respirar o ar do pântano, conversar com pessoas, ser mais independente e, o mais importante de tudo, descobre um pequeno jardim, trancado há dez anos desde que a esposa de seu tio veio a falecer. Determinada, Mary decide reviver aquele Jardim Secreto e passa a cultivar vários sentimentos bons, mas há outro menino na mansão tão mimado e solitário quanto ela era: Colin Craves, um rajá que passa o dia inteiro confinado no quarto acreditando estar doente. A partir de então, acompanhamos o relacionamento e a evolução de cada personagem à medida que se envolvem com O Jardim Secreto.
Ambientado em bucólicas paisagens e retratando situações cotidianas, O Jardim Secreto é uma leitura agradável e prazerosa, tematizando a mudança a partir do que as crianças chamam de Mágica, mas na verdade trata-se da nossa própria fé e vontade de mudar. Se no início consideramos Mary Lennox uma criança intragável, ao decorrer da leitura compreendemos o porquê de ela ser assim e ficamos muito felizes com as pequenas conquistas da menina. Como é um enredo bastante simples, o livro não tem grandes surpresas e nem é muito dinâmico, mas isso não o torna cansativo, pois o enfoque não é nos 'acontecimentos', e sim nas personagens. Por óbvio, cada personagem é muito bem desenvolvida e todas as ações são fundamentadas.
O Jardim Secreto é um livro protagonizado por duas crianças cujos problemas poderiam ser resolvidos se simplesmente fosse dada a oportunidade de brincar, respirar ar puro e se envolver com uma atividade prazerosa. Apesar do livro ser destinado ao público infantil e ser uma leitura fácil para qualquer criança, o riso e entretenimento permanecem quando lido por um adulto e a lição que a obra transmite serve para todas as idades: todos têm a chance de mudar e ser pessoas melhores, desde que se aprecie as coisas boas da vida. A mudança que ocorre nas crianças também se opera com outros personagens e a obra nos faz refletir sobre nós mesmos e sobre o que aconteceria se parássemos de reclamar tanto e tentássemos aproveitar a vida.
É compreensível ficarmos encantados por histórias fantásticas passadas em universos fantasiosos, ou nos emocionarmos com um inacreditável relato de superação. Mas, às vezes, uma boa história não precisa mais que algumas crianças vivendo a realidade para ser considerada mágica. Com um enredo simples e cativante, O Jardim Secreto é um livro sobre mudanças e oportunidades, sobre como podemos colher amizade, alegria e sentimentos bons se simplesmente cultivá-los no nosso jardim.
Junte-se ao Book Club no Facebook e participe do projeto!
18 comentários
"às vezes, uma boa história não precisa mais que algumas crianças vivendo a realidade para ser considerada mágica" Exatamente isso! Amei muito a sua resenha, Vick, de verdade. E acho que essa leitura foi realmente um presente, me fez muito bem e me encantou de uma forma incrível!
ResponderExcluirQue maravilhoso! Fiquei morrendo de vontade de ler O Jardim Secreto. Gosto dessas histórias suaves e inspiradoras, faz a vida parecer tão mais calma. <3
ResponderExcluirElfo Livre
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirTem coisas que realmente marcam a gente, posso lista inúmeras coisas que me marcaram quando eu era criança e até hoje levo no meu coração.
Já tinha ouvido falar de O Jardim Secreto, mas até hoje não tinha visto, me parece ótimo e vou dar uma chance a ele.
Adorei o blog!
Nossa, que nostalgia! rs Lembro muito bem do filme, mas não li o livro. Espero ter a oportunidade um dia. Eu gostei muito da sua resenha, é bem completa e tem uma interpretação maravilhosa! <3
ResponderExcluirFlor de Júpiter
Lembrei do filme esses dias, enquanto fotografava o jardim na casa do Di! Eu não me cansava de assistir ao filme, mas nunca li a história. Tem uma edição, recente, linda e nunca encontro para comprar..
ResponderExcluirNunca vi o filme! Mas lembro de ver uma animação de O Jardim Secreto quando era criança, e gostei bastante da história, apesar de ter sido bem resumida como é o natural desse tipo de mídia. Fiquei com vontade de ler o livro. :)
ResponderExcluirOooi! Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha, você escreve muito bem. O nome me é familiar, não sei se já vi o livro em alguma livraria, ou se vi algum comercial do filme... Mas o fato é que não fazia ideia do que se tratava, e que ele guardava uma história tão rica. Fiquei com muita vontade de ler, e com certeza vou fazer isso o mais rápido possível.
Beijinhos, te espero lá no http://amendoasefelpices.blogspot.com.br/
Que amor ver em muitos lugares sobre o Jardim Secreto. Livro/Filme da minha infância <3
ResponderExcluir| Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
| FB Page A Bela, não a Fera|
Deu vontade de ler o livro... sera que sentirei o mesmo encantamento que tive ao ler tua resenha? Achei que ela foi muito objetiva e bem escrita! Parabéns!
ResponderExcluirQue resenha maravilhosa! Sou doida pelo filme, aquele antigo e o livro deve ser lindo :)
ResponderExcluirBeijos
BlogCarolNM
FanPage
Sou apaixonada pelo livro e pelo filme, com certeza um dos melhores que já li *__*. Amei a sua resenha.
ResponderExcluirBeijos
http://orangelily.com.br/
Eu ja vi esse filme algumas vezes quando era criança, me lembro de ter gostado, mas minha memória falha miserávelmente nos dias de hoje. Foi bom tentar relembrar hahahaha, acho que precisarei ver ele novamente! :P
ResponderExcluirwww.memoriasdeumaguerreira.blogspot.com
Eu havia esquecido completamente desse filme, mas lendo a sua resenha as lembranças foram voltando e me deu uma baita vontade de assistir novamente! Não sabia que era baseado em um livro, fiquei super curiosa agora, acho que é um tipo de leitura que me agrada <3 Beijos!
ResponderExcluirColorindo Nuvens
Mais um filme que eu não sabia que tinha livro, shame on me. Eu era apaixonada por esse filme quando criança, e acho uma ótima pedida procurar esse livro pra ler. Adorei sua resenha!
ResponderExcluirZona de Conspiração | Fanpage
só tinha ouvido falar do filme, o livro n sabia
ResponderExcluirbeijos ;*
arisecondo.blogspot.com.br
O livro parece ser maravilhoooso. Não sabia que existia livro dele (sou meio leiga quando o assunto é livros).
ResponderExcluirBeijos, Love is Colorful
Eu sempre assisti esse filme quando era criança <3 É um dos meus preferidos até hoje e não sabia que tinha livro.
ResponderExcluirbjs
radior7.blogspot.com
Ahhh adorei sua resenha! Comprei esse livro no ano passado, mas ainda não li. Comprei justamente porque gostava muito do filme quando era mais nova e sempre ouvi falar bem do livro. Agora fiquei com mais vontade de ler!
ResponderExcluirBeijinho!