Oi pessoal! Para uma cinéfila, um dos melhores passatempos é ir ao cinema, assistir um filme em casa, reservar duas horas de seu dia para visitar um lugar totalmente novo, conhecer personagens, histórias de vida, se emocionar. Nesse sentido, 2015 foi o ano mais proveitoso porque consegui assistir mais de cem filmes, então não podia deixar de compartilhar minha Retrospectiva com vocês!
Melhores no Cinema
Não fui tantas vezes ao cinema este ano e todas as críticas - excetuando Aliança do Crime
Menções honrosas:Ponte de Espiões, Cinderella, Missão Impossível: Nação Secreta
Grata Surpresa: Homem-Formiga.
Piores no Cinema
Quarteto Fantástico foi HORRÍVEL. Os outros dois eu também achei ruins, mas não esperava outro resultado. Para ler as críticas, basta clicar nos pôsteres.
Decepções: Os Vingadores: Era de Ultron e 007 Contra Spectre. Os Vingadores decepcionou porque foi criada muita expectativa e no fim o filme foi ruim como Homem de Ferro 3 (Será que Guerra Civil vai ser bom?) e quanto a 007...Poxa! Skyfall foi tão interessante e nesse novo é apenas cena de ação! Não reclamo das cenas de ação porque gosto, mas 007 Contra Spectre tem basicamente a mesma trama de Missão Impossível: Nação Secreta e no entanto conseguiram fazer um filme muito inferior, sem explorar os personagens e aliás, fazendo com que o grande vilão interpretado por Christoph Waltz (o maravilhoso Christoph Waltz!) tivesse um papel fraquíssimo. Não dá para entender!
100 filmes em um ano
Em 2015 consegui completar minha meta de ver 100 filmes em um ano. Na verdade, não foram exatamente 100 filmes, pois vi 102 e não contabilizei nenhum filme reprisado (que foram vários). Para registro, deixo aqui minha lista. Se quiserem ver as notas, vocês podem conferir no meu Filmow!
|
|
Animações: Divertida Mente é um dos melhores filmes do ano e também vi outros desenhos muito bacanas, como Operação Big Hero e Festa no Céu, que apesar da história infantil, vale apena pelo impressionante visual mexicano. Também vi o cultuado Akira, mas se for para falar dos japoneses, tenho que recomendar qualquer animação do Estúdio Ghibli. É verdade que não gostei de A Viagem de Chihiro, mas todos os outros animes me encantaram. Adorei assistir O Reino dos Gatos, mas o melhor de todos é do Miyazaki: O Castelo Animado.
Oscar: Tirando Boyhood, Selma e O Grande Hotel Budapeste, assisti todos os filmes que concorreram ao Oscar de melhor filme (Whiplash foi o primeiro filme de 2016 <3) e só posso dizer que eu entendo Birdman ter sido escolhido, mas gostei muito mais de O Jogo da Imitação. Me surpreendi positivamente com Sniper Americano, pois me enganei ao achar que seria apenas uma ode aos Estados Unidos, e achei bonito A Teoria de Tudo, pena que se focou tanto na degeneração de um gênio. O Oscar de melhor ator foi merecido. Confiram algumas críticas aqui
Primeiros Filmes: Os primeiros filmes que assisti foram comentados nessa postagem. Não vou ficar repetindo minha opinião hehehe, mas os que eu mais gostei foram O Juiz, Os Suspeitos e Relatos Selvagens.
Destaques: Relatos Selvagens é um dos melhores filmes que assisti esse ano, e achei bem superior aos outros filmes argentinos que assisti - Teses sobre um Homicídio e O Segredo dos Seus Olhos. Aliás, só não achei surpreendente esse último porque uma semana antes havia assistido A Pele que Habito, que é incrivelmente tenso. Achei a proposta de A Onda muito interessante, fiquei três horas totalmente envolvida com o excelente Amadeus e Garota Exemplar é um dos melhores thrillers que já assiti em toda minha vida. Me surpreendi com Será Que, gostei de Jurassic World (não é ruim!) e vi ótimos filmes sobre a Segunda Guerra Mundial, como Os Falsários e A Dama Dourada. Os live action de Samurai X são muito bem feitos e outro filme que eu adorei é Mulan, que, diferente da animação da Disney, conta de forma bem mais realista a história original. Recomendo fortemente.
Animes: Não assisti muitos animes esse ano: Jojo's Bizarre Adventures, Tokyo Ghoul (chato), Shokugeki no Soma (muito engraçado, quase um Master Chef) e o maravilhoso Tengen Toppa Gurren Lagann. Outro desenho que não é exatamente um anime, mas tem um estilo oriental, é Avatar - A Lenda de Korra, que eu adorei. Apesar de ser infantil, ele traz temas bem complexos e é muito legal acompanhar o desenvolvimento dos personagens. Estou planejando até uma postagem, pois eu preciso convencer vocês a assistir.
Melhor Filme: É meio complicado eleger um 'melhor filme' porque foram mais de cem e não tem como impor à mesma avaliação filmes de estilos diferentes. No entanto, acho que o filme que mais me marcou foi Império do Sol (1987). Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o filme retrata a ocupação japonesa na China sob os olhos de Jim Graham (Christian Bale), um garoto mimado de onze anos que vive com sua família em uma colônia inglesa na China. Quando os japoneses invadem o país, Jim separa-se dos pais, passa a viver sozinho em casa e, quando encontra 'ajuda', é levado para um campo de concentração. Ocorre que Jim é um garoto muito esperto, que tem grande fascínio por aviões e inclusive respeita os japoneses pela sua determinação. As sequências do filme são inspiradoras e, do ponto de vista técnico, o filme é uma obra de arte - fotografia, roteiro pesado, tudo condensado por uma belíssima trilha sonora. Além disso, vale a pena ver Christian Bale no seu primeiro papel, e a cena final - aliás, várias cenas - é verdadeiramente emocionante.
É claro que nem todos tem tanto tempo para assistir filmes (eu não tenho!), mas acredito que esse desafio - ver 100 filmes em um ano - seja saudável e é muito gratificante conclui-lo, pois aproveitei meu tempo fazendo algo que gosto, me diverte e que contribui para minha formação como ser humano. Há filmes que funcionam como o retrato de uma época, há filmes inovadores, filmes repletos de críticas sociais e até comédias que são despretensiosas, mas nos ensinam a gostar de quem somos e aproveitar a vida, não levar tudo tão a sério. Enfim, depois de rever vários filmes que eu gosto e assistir 102 filmes novos, só posso dizer que estou muito feliz!
8 comentários
Consegui ver 100 filmes ano passado também. A minha meta, na verdade, era ver 100 filmes ao invés de ler tantos livros, mas acabei lendo 103 livros no processo. Não tinha tempo pra tudo isso, porém na hora de contabilizar tudo... a magia aconteceu e percebi que, EPA, consegui, hahahaha
ResponderExcluirBah, tu mencionou vários filmes de cuja existência eu não fazia ideia. Vou procurá-los aqui.
;*
Quantos filmes, também assisti vários esse ano, vou começar a anotar os filmes que eu assistir
ResponderExcluirBeijos
Blog Segredos da Cáh
Instagram
Facebook
Canal do You Tube
Eu amo assistir filmes também, mas não cheguei a contar quantos filmes assistir no ano não, mas acredito que tenha sido uns 100 ou mais viu? kkkkkk
ResponderExcluirTive a mesma decepção com vingadores e o mesmo medo de Guerra Civil decepcionar. Exatamente a mesma visão de 007...
Mas 2015 teve filmes muito bons... Star Wars *-*...Divertidamente... Mad Max <3<3
E já estou empolgada com as estreias desse ano... hahaha
Beijos
http://meroodetalhe.blogspot.com.br/
Divertidamente e jogo da imitação <3
ResponderExcluirStar Wars divou nesse 2015! PQP
| Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
| FB Page A Bela, não a Fera|
GENTE, DIVERTIDAMENTE ME CATIVOU MUITO! ♥
ResponderExcluirMas assim, em geral não gostei de muitos filmes do último ano não.. Espero que 2016 me surpreenda mais.
Amei os "100 filmes em um ano" não vi a maioria, já tô correndo para assistir.
ResponderExcluirCaramba, quanto filme! Mas eu acho que, se bobear, essa é a minha média de filmes em um ano, só que eu não contabilizo. Eu não sou de assistir os filmes do Oscar quando são tão recentes, mais por não achar, mas O Jogo da Imitação foi sensacional e Birdman, o jeito que ele foi editado, cara, foi um filme esteticamente maravilhoso.
ResponderExcluirZona de Conspiração | Fanpage
Dois anos produtivos no filme foram 2014 e 2015. American Sniper foi um deles, eu considerá-lo um dos melhores filmes drama , porque certamente mantém-lo encantado do início ao fim. O par é Hearts of Steel, é igualmente interessante, mais sobre os efeitos, mas a história do American Sniper parece mais atraente.
ResponderExcluir