Não é sempre que a Disney produz boas continuações, e a desconfiança aumenta ainda mais quando se trata de um filme querido que fez parte da infância de muita gente. No entanto, a qualidade da Pixar é comprovada a cada curta-metragem e cada novo filme, sendo válida a expectativa pelo filme Procurando Dory, “continuação” de Procurando Nemo.
Procurando Dory começa com a infância da adorável peixinha, criada com todo o amor pelos pais que tentam da melhor forma possível lidar com a perda de memória recente da filha. No entanto, Dory se perde da família e, após muito tempo os procurando, acaba esquecendo dela. A aventura começa depois dos eventos do filme “Procurando Nemo”, quando uma série de flashbacks vem à tona e Dory resolve procurar seus pais, que estão em Morro Bay, Califórnia. Assim, Dory começa sua busca pela família, ao mesmo tempo em que Marlin e Nemo vão atrás da desmemoriada peixinha.
Assim como o filme anterior, Procurando Dory é um filme sobre família, mas consegue ser original porque a ‘busca’ pelos pais também é um exercício de autoconhecimento e a história de Dory é muito bem explorada ao longo do filme. O grande mérito de Procurando Dory, no entanto, é abordar de uma maneira leve, porém constante, um tema bastante importante: deficiências. Se Dory era apenas o alívio cômico do primeiro filme, agora acompanhamos como é viver com seu problema de memória, como ele afeta suas relações e como a peixinha lida com as dificuldades. Os novos coadjuvantes também têm algum tipo de deficiência, mas todos conseguem viver com elas e superá-las. Nesse contexto, é uma pena que Geraldo seja responsável por cenas “engraçadas” – e infelizmente eu reconheço isso – na qual as outras focas não querem sua presença, pois acho que destoou da mensagem que o filme queria passar.
Se a qualidade técnica de ‘Procurando Nemo’ era excelente há mais de dez anos atrás, é incrível como os cenários estão mais realistas e até mesmo escamas são visíveis nos peixes. O roteiro reaproveita algumas situações presentes em Procurando Nemo, como uma cena de perseguição, e acrescenta um final cartunesco e infantil, mas em alguns momentos consegue emocionar o telespectador, principalmente nas cenas protagonizadas pelos pais de Dory. É claro que os outros personagens não são tão aprofundados quanto Dory, mas ao lado de uma peixinha tão alegre, foi um acerto colocar um personagem tão amargo quanto o polvo Hanks, que sofre de stress pós traumático e não quer voltar para o oceano.
Apesar de ser uma “continuação”, Procurando Dory tem autonomia própria e se sustenta como um filme diferente, com personagens únicos e um roteiro que lembra, mas é independente do filme antecessor. O novo filme perde em comparação à “Procurando Nemo”, mas deve ser avaliado em separado: não restam dúvidas do protagonismo de Dory e como o novo filme se sustenta sozinho, de modo que Procurando Dory é um filme divertido e extremamente bem-vindo para os fãs da Pixar.
16 comentários
Eu me apaixonei por esse filme, é tão lindo e passa uma mensagem tão legal!
ResponderExcluirConcordo demais que é um filme independente e que se sustenta muito bem!
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
Carol, é um filme realmente apaixonante!
ExcluirGostei bastante do filme, achei emocionante. Adorei saber mais da história da Dory, minha personagem favorita do "procurando Nemo".
ResponderExcluirwww.eucurtoliteratura.com
Eu achei tão emocionante quando ela ******SPOILER***** encontrou os pais! <3 Muito bonito o que eles fizeram!
ExcluirAinda não consegui assistir, mas tenho muita vontade. Procurando nemo marcou demais minha infância, assim como a personagem Dory. Deve ser outra obra incrível da pixar :)
ResponderExcluirboa semana :)
Red Behavior
Se não assistiu ainda, vale a pena <3 Eu amo Procurando Nemo, era um dos meus preferidos!
ExcluirEu tbm não gostei da forma que o personagem Geraldo foi inserido .. e me encantei por ele..
ResponderExcluirO filme está bom sim, nem tentei comparar com o primeiro.. Achei que a mensagem passada foi linda <3
Pixar sempre sabe como passar as mensagens certas <3
ExcluirInfelizmente não consegui ver :/ mas amo demais o Procurando Nemo, e sempre semprei adorei a peixinha Dory, me identifico com ela rsrs
ResponderExcluirÓtima crítica, aliás suas críticas são todas ótimas, simples e muito bem escritas. Nos deixando ainda mais curiosos pelo filme.
Parabéns ^.^
Beijo da Kaa
• Senhorita Inspiradora
Muito obrigada pelos elogios, Kaa! Se você gosta do Procurando Nemo, vai adorar ver a Dory como protagonista, o novo filme é realmente cativante <3
ExcluirVick, todo mundo já assistiu Procurando Dory e eu não consegui ver, tô ficando numa bad por conta disso u.u u quero muito assistir e cada vez que leio alguém comentando do filme me dá mais vontade de ver! Dory é uma graça, mas deve ser uma barra viver com essa falta de memória =/ Mas ela ainda fala baleiês <3
ResponderExcluirEu fiz uma tag lá no blog e marquei você, é simples mas é com mt carinho tá?! beijos linda!
www.metamorphya.blogspot.com
Oi Bruna! Conseguiu assistir afinal? E bah, o que eu acho mais legal do filme é justamente mostrar como ela VIVE com essa falta de memória, como ela supera suas dificuldades! E muuuito obrigada por me marcar na tag <3 Tava meio afastada mês passado, mas vou participar sim!
ExcluirÓtimo filme mesmo. É difícil fazer uma continuação ficar boa, mas conseguiram com o universo do filme criar uma temática bem diferente e interessante. E o Geraldo é pra mostrar que nem todo mundo é bonzinho com que tem necessidades especiais, uma crítica talvez? Enfim, vale a pena!
ResponderExcluirBem observado, Lucas! Mas ainda acho que o Geraldo ficou como "alívio cômico", o que é uma pena - apesar da gente ter rido no cinema. Beijos!
ExcluirVicki, Como não amar procurando Dory!
ResponderExcluirSim, adorei como ela lida com as dificuldades e seus problemas sempre de maneira otimista. Os efeitos são perfeitos!
Bjs
www.achadosdamila.com.br
Fanpage - Achados da Mila
É verdade, Mila! <3 A Dory é uma peixinha cativante e adorei ver como ela - e todos os outros personagens - superavam as dificuldades e lidavam com suas deficiências! Em contrapartida, também adorei o pessimismo do Hank haha, e como foi bom para ele ter uma pessoa como a Dory ao seu lado!
Excluir