Cinco anos depois do lançamento do último filme de Harry Potter, foi com expectativa e boas lembranças que fui a pré-estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam, filme que traz a escritora J.K Rowling como roteirista e uma história ainda não contada, com a promessa de cinco filmes e revelações sobre Dumbledore e Grindewald.
Animais Fantásticos e Onde Habitam é protagonizado por Newt Scamander (Eddie Redmayne), um atrapalhado magizoologista que troca sua maleta com um não-maj (trouxa) e acaba perdendo diversas criaturas mágicas em Nova York. Por causa do perigo de exposição da comunidade bruxa, a situação desperta o interesse da MACUSA (Congresso Mágico dos Estados Unidos da América) e Newt passa a ser perseguido pela ex-auror Popertina (Katherine Waterston), ao mesmo tempo em que conta com a ajuda do não-maj Jacob Kowalski (Dan Floger) para recuperar seus animais. O que há princípio é uma situação engraçada causa uma série de preocupações, principalmente tendo em vista o movimento anti-bruxo Segundos Salemianos, liderado por Mary Lou Barebone (Samantha Morton), e mistérios envolvendo seu filho adotivo Credence (Erza Miller).
É realmente bom voltar ao ambiente bruxo, e nesse aspecto a equipe realizou um trabalho magnífico de ambientação e apresentação dos animais. Enquanto a Nova York dos anos 20 é retratada de forma impecável e realista, a magia fica por conta de pequenos objetos espalhados e feitiços lançados e claro, pelo detalhismo e diria até perfeição nas criaturas mágicas, que encaixam-se perfeitamente às descrições contidas no livro. Seminviso, erumpente, pelúcio, tronquilho, todos aparecem em Nova York ou dentro da incrível maleta de Newt. Como o magizoologista Newt Scamander, Eddie Redmayne está excelente no papel e transmite com naturalidade a personalidade tímida, mas confiável, com muito zelo e carinho pelos animais. Outro ator que deve ser elogiado é o não-maj Jacob Kowalski, uma pessoa bastante carismática que fica tão admirada com o mundo bruxo quanto nós telespectadores ficamos. Já as personagens femininas Tina (Katerine Waterson) e Queenie (Alison Sudol) são bem diferentes entre si e cada uma tem uma personalidade forte, mas particularmente achei a Tina bastante chata e o novo quarteto não chega aos pés do nosso amado trio.
Feitas as considerações positivas, registro que é muito difícil escrever uma crítica imparcial sobre algo que gostamos. Na verdade, é difícil ter uma opinião imparcial: enquanto alguns fãs ficam cegos pelo amor à magia, outros (uma minoria, ao que parece) saem decepcionados. Fato que Animais Fantásticos e Onde Habitam não é Harry Potter, mas me surpreende negativamente ver como a história ora retratada fica aquém às que me levaram incontáveis vezes ao cinema e contribuíram para ser o que sou hoje. Pois bem, em que pese a verdadeira história (tratada em segundo plano nesse filme) seja interessantíssima e este novo filme traga não só uma excelente representação de criaturas mágicas, como também a figura do Obscurus, o roteiro base é bastante simples e não permitiu criar real envolvimento com a história.
Há quem diga que o filme é muito mais que Newt caçando os animais em Nova York. De fato, tem uma história importante por trás, (alguns) personagens cativantes, mensagens sobre amizade e compreensão. Mas, verdade seja dita, a maior parte do filme retrata os personagens em busca dos animais, o que dá espaço para uma série de cenas cômicas e um humor infantil, que não condiz com a idade dos protagonistas e, penso eu, com a maioria dos espectadores. Piadas forçadas são intercaladas com cenas de ação que não parecem Harry Potter, pois são vistas em vários filmes comuns de Hollywood. O filme também deixa vários furos (alguém me explica como a magia final afetou as pessoas que estavam em suas casas?) e o final do vilão apenas faz sentido se for premeditado, do contrário, lembrou muito um episódio de Scooby Doo. Em suma, depois de anos de espera, o que vemos é um filme bom e com certa magia para nos maravilhar, mas que funciona apenas como um filme introdutório e não é tão diferente dos demais filmes lançados recentemente.
Assim como qualquer fã, é claro que fiquei feliz ao estar novamente naquele universo mágico, claro que estou pensando em teorias, claro que estou ansiosa para ver a história de Grindewald e Dumbledore nos cinemas. Contudo, seria mentira dizer que fiquei tão deslumbrada com Animais Fantástico e Onde Habitam como fico com qualquer (até mesmo o sexto!) filme de Harry Potter. O plano de fundo promete uma história excelente, mas a proposta rasa desse primeiro filme - Newt procurando suas criaturas em Nova York - prejudicou o ritmo e não permitiu explorar o que me parece realmente necessário - e que tudo indica que será retratado nos próximos filmes. Queria dizer que o filme é tão fantástico quanto os animais apresentados, mas como não devo contar mentiras, eis a minha opinião: Animais Fantásticos é um filme bom e dentro da normalidade, mas normalidade é o que menos se espera quando se trata de um mundo mágico e tão importante para os fãs.
8 comentários
Queria dizer que ainda não assisti o filme e estou me sentindo mal por isso ahiuhaiuhaiuhauihauihauhauihuahauihuiahuiahuiahuiahuiahuiahuihauihaiuahui
ResponderExcluirQuero muito assistir! Mas não estou com muita expectativa não..
Eu gostei muito, muito do filme, acho que por ser fã desse mundo mágico hehehe
ResponderExcluirOs efeitos estavam maravilhosos *-*
Beijos
BlogCarolNM
FanPage
Eu não assisti Harry Potter, mas fiquei super curiosa para assistir esse filme.
ResponderExcluirBeijos, Aline
Verso Aleatório
Eu ainda não assisti esse filme e não consigo me perdoar por isso, tô super ansiosa, mas preciso achar uns minutinhos livres hehe
ResponderExcluirAdorei a crítica, só me deixou mais animada, espero poder ver logo.
Beijos!
Eating Peanuts
Tudo tão maravilhoso nesse post ♥
ResponderExcluirAdorei e foi um dos meus favoritos do mês, compartilhei ele lá no meu Blog.
Espero que goste!
Beijinhos ;*
Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta
Eu tbm questionei como a magia ia afetar o pessoal da casa, mas a verdade é que, eu amei o filme e não importa os pontos negativos que me mostrem, vou ignorar e ver de novo com muito amor, obrigada. HSUAHSUAHSUA' o Newl virou meu crush, ele é mt amorzinho ♥ ♥ ♥
ResponderExcluirMari, pretty things.
No geral eu gostei do filme, achei a coisa toda válida, tem uns pontos negativos mesmo, mas pra mim valeu a pena =D
ResponderExcluirObrigada pela crítica! O livro conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia o filme Animais Fantásticos e Onde Habitam soube que devia vê-lo. Acho que é uma boa idéia fazer este tipo de adaptações cinematográficas. Considero que outro fator que fez deste um grande filme foi a atuação de Eddie Redmayne, seu talento é impressionante. A historia é interessante e parece levar um bom ritmo, eu recomendo a todos, espero que possam ver.
ResponderExcluir