A Colônia del Sacramento é uma cidade fundada em 1680 que parece ter parado no tempo, pois seu centro histórico preserva as características típicas da época da colonização. Trata-se de uma cidade colonial à beira do Rio da prata, muito charmosa e bonita de se visitar.
A cidade foi fundada pelos portugueses em desrespeito ao Tratado de Tordesilhas e, no mesmo ano, foi tomada pelos espanhóis. Desde então, a Colônia del Sacramento foi tomada novamente pelos portugueses, retomada pelos espanhóis e assim ocorreram sete trocas de poder, até que em 1778 a cidade ficou com os espanhóis. Como resultado dessa alternância de poderes, podemos verificar várias casas no estilo português e outras no estilo espanhol, e é muito interessante analisar a diferença das arquiteturas: as casas portuguesas são mais rústicas e as espanholas mais bem detalhadas, por exemplo.
Desde 1995 a Colônia del Sacramento é considerada Patrimônio Cultural e Natural Mundial pela UNESCO e a maioria das casas preservam o estilo colonial e muitas até mesmo mantêm portas e janelas fechadas, tanto que só descobri que a cidade ainda era habitada porque me contaram. As ruas são pavimentadas com pedras e em pouquíssimas delas vi as pessoas andaram de carro - aliás, uma alternativa possível é alugar um dos mini-carros/carruagens para explorar o local.
A cidade é bastante pequena e tem alguns museus para visitação, mas o melhor jeito de conhecer a Colônia del Sacramento é simplesmente passeando por aí, reparando nas diferenças entre as casas portuguesas e espanholas, caminhando nas ruas arborizadas ou à beira do Rio da Prata, no chamado Paseo San Gabriel.
Um dos lugares imperdíveis para conhecer é El Faro, um farol que fica no meio das ruínas do Convento de San Francisco. Por cerca de cinquenta pesos, podemos subir no farol e termos uma vista esplêndida de toda a cidade. A subida é um pouco cansativa e as escadas apertadas para quem não gosta de lugares fechados, mas asseguro que vale muito à pena.
Entre os outros pontos turísticos estão a Iglesia Matriz e a famosa Calle de los Suspiros. A Calle de los suspiros é uma rua comum e nem de longe tão bela quanto as outras, mas tem uma história interessante envolvendo sua nomenclatura: enquanto os mais românticos dizem que a rua tem esse nome por causa de uma jovem que esperava pelo seu amado, outros afirmam que os suspiros davam-se em virtude das casas de prostituição. Há ainda, quem diga que era pela Calle de los Suspiros que passavam os condenados à morte.
A cidade está localizada à 180km de Montevidéu e é muito viável fazer um bate-volta, assim como é possível visitá-la de barco a partir de Buenos Aires. Confesso que como eu teria pouco tempo na capital uruguaia eu até fiquei em dúvida se valeria à pena ou não visitar a Colônia del Sacramento, agora vejo que deixar de conhecer esse lugar seria impensável. É uma cidade muito agradável e muito bonita, na qual passei um dia excelente.
Espero que tenham gostado do post de hoje! Na próxima postagem sobre a viagem para o Uruguai, nosso destino é Montevidéu!
14 comentários
Só anotando mentalmente suas dicas!
ResponderExcluirNossa flor, que lugar lindo e rústico! Sou doida para conhecer lugares como este, as fotos ficaram maravilhosas.
ResponderExcluir| http://www.srafinesse.tk/ |
aaai, quero tanto ir a colonia del sacramento! eu amo cidades bem históricas, "paradas" no tempo, com casinhas simples, ruas bonitas, calmas...e principalmente, amo cidades em que eu possa apenas sair para caminhar, sem estresse! <3 adorei o post e as fotos :)
ResponderExcluirColonia é charmosíssima e merece mais que um bate e volta :) a cidade é um amor! E concordo plenamente que a melhor maneira de conhecer é simplesmente ir andando sem destino certo nas ruelas de lá :)
ResponderExcluirQue charme de cidade! Um excelente bate e volta. Adorei as fotos! Ficaram lindas. Parabéns! =*
ResponderExcluirOutro lugar que é um charme e que me deixou cheia de vontade de visitar. Amo saber mais sobre esses locais aqui da América Latina!
ResponderExcluirBeijos
Mari
www.pequenosretalhos.com
Esse lugar é lindo e cheio de história, sou doida pra conhecer!!
ResponderExcluirEssa cidadezinha parece ser muito amor. Amo essa arquitetura mais rústica e cheia de histórias pra contar. Pensando em conhecer esse ano, vamos ver se dá certo.
ResponderExcluirAcabei de ver outro post sobre Colonia Del Sacramento e a vontade de conhecer agora tá dobrada, haha. Que post lindo!
ResponderExcluirÉ sempre bom conhecer cidades históricas assim né!
ResponderExcluirAs fotos ficaram lindas.
Beijos, Aline
Verso Aleatório
Eu sou completamente apaixonada por essa cidade mais fofa. Sou louca para voltar a Colonia, pois quando fui estava uma chuva horrível que acabou atrapalhando minha visita. Para mim, uma das cidades mais charmosas que já conheci e uma das minhas prediletas (mesmo sendo tão pequena).
ResponderExcluirBeijos
Uau! Não sabia desse alternância de poder entre portugueses e espanhóis... Em uma viagem entre BsAs e Montevidéu não passei por Colônia por causa de tempo. Quero muito, muito voltar! Ela parece linda demais!
ResponderExcluirCurti muito o post, como amo viajar, acho sempre legal ler sobre possíveis lugares para visitar.
ResponderExcluirBeijos
http://orangelily.com.br
amo essa cidadezinha <3 foi um dos meus passeios preferidos da lua de mel!
ResponderExcluirbeeeijo :**