Em clima de Halloween, o grupo Blogueiros Geek propôs uma postagem coletiva totalmente dedicadas às lendas das cidades que moramos. Como adoro o assunto, não poderia deixar de falar sobre as minhas preferidas lendas urbanas de Porto Alegre. Vocês têm coragem de ler o resto do post?
Rua do Arvoredo
Vocês já assistiram ao musical Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fletch, no qual Johnny Depp canta alegremente enquanto mata as vítimas para Helena Bohan Carter fazer torta com seus restos mortais? Essa lenda urbana é parecida e ocorreu em 1864 em Porto Alegre. Em um antigo açougue da Rua do Arvoredo (atualmente, Rua Fernando Machado) vivia um casal composto por um homem boa-vida, José Ramos, e sua esposa Catarina Palsen, que encantava todos com sua beleza. Conta a lenda que Catarina "atraía" as vítimas pela sua beleza e José Ramos as assassinava...e usava seus restos mortais para fabricar linguiça. A lenda nunca foi confirmada, mas o fato é que existem vários processos criminais contra o casal e, inclusive, foram achados cadáveres humanos na antiga casa-açougue faltando algumas partes.
Igreja da Nossa Senhora das Dores
Uma das igrejas mais bonitas de Porto Alegre certamente é a Igreja da Nossa Senhora das Dores, que se localiza na Rua dos Andradas e chama atenção pelo estilo com elementos barrocos e neoclássicos e fachada imponente: a escadaria, o tamanho, tudo passa a ideia de grandiosidade. O que muitos não sabem é que é um dos lugares mal-assombrados em Porto Alegre. A igreja começou a ser construída no início do século XVIII, mas em 1833, quando o prédio ainda estava em construção, um escravo foi enforcado na frente da igreja sob a acusação injusta de que teria tentado roubar a tiara de Nossa Senhora. O escravo jurou inocência e jogou uma praga sobre a construção, afirmando que a igreja nunca ficaria pronta e aqueles que o acusaram jamais poderiam fazer suas preces lá. A Igreja Nossa Senhora das Dores só ficou pronta em 1904, cem anos depois do início da construção, e diz a lenda que ainda é possível ouvir os lamentos do velho escravo pela região...
Maria Degolada
As crianças morrem de medo da Maria Degolada e muitas vezes ela é tida como nossa correspondente à Bloody Mary: se falar três vezes "Maria Degolada" na frente de um espelho, ela aparece. Contudo, Maria Degolada existiu e a verdadeira versão da lenda não a tem como um espírito maligno, mas como uma santa. Maria Degolada, na verdade, é Maria Francelina Trenes (1878 - 1899) uma mulher que foi brutalmente assassinada pelo seu namorado. Segundo consta no processo judicial, Maria e o namorado, o brigadiano Bruno Soares Bicudo, estavam fazendo um piquenique no Morro do Hospício quando começaram a discutir e a briga acabou no trágico assassinato de Maria, que foi degolada com o uso de uma faca. Várias versões circularam e ela passou a ser venerada pela população local, que ergueu uma pequena capela em sua homenagem, identificando-a com Nossa Senhora da Conceição. Para muitos, Maria Degolada é uma Santa Milagrosa, mas a lenda conta que ela é impiedosa com policiais, sendo responsável por alguns assassinatos na região. Apesar da lenda ter um lado macabro, a verdade é que é uma figura muito querida do Morro da Conceição, com vários devotos.
Vocês já tinham ouvido falar sobre essas lendas urbanas de Porto Alegre? O que acharam? Na cidade de vocês também existem assombrações famosas? Não deixem de comentar!
4 comentários
Ahhh amei essa post!! Adorei saber dessas lendas urbanas de POA não sabia de nenhuma deles e fiquei arrepiada aqui hahaha
ResponderExcluirIsso me deixou inspirada pra escrever um post assim sobre as lendas urbanas daqui tb haha
Beijos!
Adorei a listinha de lendas urbanas!! Sou de Porto Alegre também é doida por coisas de terror :D Sempre gostei da história do Açougueiro/Lobisomem do Arvoredo <3 Mas tinha medo da Maria Degolada huahuahuahau
ResponderExcluirParabéns pelo post e pelo blog! Ganhou uma leitora ^^
Bjs da Cami
Adorei todas as três lendas, bem interessantes! Lendas urbanas são bem legais e deixam nossas culturas muito ricas, já que cada lugar tem alguma lenda. Impressionante, não é?
ResponderExcluirFeliz Halloween! http://www.sextadimensao.com/
Eu sempre fico impressionada com essas lendas hahaha mas adoro conhecer! Essa história da Maria degolada é forte, heim? Lembro que a 'Loira do banheiro' era bem forte aqui em sao paulo, minha mãe inclusive tem algumas histórias pra contar das travessuras que fazia na escola com isso hahaha!
ResponderExcluirBeijos!
Colorindo Nuvens