Você pode ler sobre o Coliseu nos livros de história. Você pode ver fotografias e até mesmo assistir filmes que se passam nesse lugar. Mas nada prepara para a emoção de ver ao vivo um lugar tão importante e tão grandioso quanto O Coliseu.
Símbolo do Império Romano, o Coliseu começou a ser construído em 72 D.C (durante a dinastia flaviana) e reúne quase 2.000 anos de história, tendo sido utilizado ao longo dos séculos como anfiteatro, fortaleza e habitação, sendo repudiado pelo cristianismo e posteriormente consagrado como um santuário cristão. Na origem, foi concebido como uma arena de espetáculo de gladiadores, combates com animais, teatros, entre outros tipos de entretenimento, fomentando a política do pão e circo, que estudamos na escola. Os jogos inaugurais duraram mais de cem dias e o Coliseu tinha capacidade para abrigar, em média, 50 mil espectadores, número que aumentou para 90 mil com a criação de um quarto andar. Apenas após o medievo o Coliseu deixou de ser utilizado para entretenimento, sendo reutilizado para diversos fins com o passar dos anos, conforme já mencionado.
When one looks at it, everything else seems small. It is so huge that one cannot keep the image of it in mind; it is remembered as smaller, and when one goes back there it seems larger again (Goethe)
Eu sempre gosto de pesquisar um pouco sobre os pontos turísticos antes de visitá-los e, neste caso, peguei todas as informações possíveis (inclusive as que reproduzo nesse post hehe) no site Il Colosseo, que não é o oficial, mas foi o mais completo que achei sobre esse monumento tão importante. De todo modo, é possível fazer uma visita guiada (inclusive, só é possível visitar o terceiro piso e o subterrâneo nessa modalidade), alugar um audioguia ou acompanhar as explicações nos próprios banners espalhados pelo local, disponíveis nos idiomas inglês e italiano. As placas explicativas demonstram de uma forma adequada toda a história do Coliseu e como o monumento foi encarado ao longo dos anos até se tornar uma das sete maravilhas do mundo - até num hotel pensaram em transformá-lo! -, mas sempre foi visto como um dos maiores símbolos da cidade. Como disse o monge Beda, enquanto o Coliseu se mantiver de pé, Roma permanecerá.
O Coliseu tem cerca de 50 metros de altura e a fachada já impressiona pelas colunas e vários níveis de piso. Muita gente acaba apenas conhecendo o Coliseu por fora e já parte para outro ponto turístico, mas por dentro a estrutura também é impressionante e vale à pena. São quatro andares (além do subterrâneo) e uma gigantesca arena no meio, onde ocorria os combates e demais atrações. Obviamente, tudo está meio deteriorado, afinal, a construção resistiu não só ao tempo, como também a vários desastres, mas ainda assim é possível imaginar toda Roma torcendo e se divertindo naquele lugar. Claro que a "diversão" envolvia lutas de gladiadores até a morte, mas é muito diferente a sensação de estar em lugar histórico, no mesmo local que tantas figuras importantes da história - aliás, sensação que não me abandonou durante toda minha estadia em Roma.
Tenho publicado muito sobre viagens e realmente pretendo tornar este um dos assuntos principais do blog, mas a verdade é que até pouco tempo atrás todas essas experiências incríveis eram apenas sonhos distantes e eu visitava esses lugares apenas nas páginas dos livros. A sensação de sair da estação de metrô e dar de cara com o Coliseu é incrível e este monumento é mais grandioso do que se pode descrever. Neste artigo, tentei despertar a curiosidade de vocês quanto ao lado histórico e compartilhar o quanto visitar o Coliseu foi especial para mim. Espero que tenham gostado!
Local: Piazza del Colosseo, 1, 00184 Roma RM, Itália
Horário: diariamente a partir das 08h30 (consulte horário de saída neste site)
Ingresso: 12 euros | gratuito até 17 anos | válido para Foro Romano e Palatino
* Recebemos os ingressos para do site Il Colosseo como cortesia para o blog, porém, todas as opiniões são verdadeiras e refletem nossa experiência pessoal.
14 comentários
Lindíssimo =D
ResponderExcluirQue sonho conhecer o coliseu, esse dia deve ter sido incrível. Adorei as fotos, ficaram ótimas
ResponderExcluirUowwwwwwww que lindeza <3
ResponderExcluirOii!! Que legal e que lindooo! Deve ter sido mesmo muito emocionante ver tudo isso de perto e com certeza deve ser maravilhoso!! Muito bom o post, gostei! Beijos!!
ResponderExcluirMilena- No mundo da Lua
Oi Vicky? Tudo bem?
ResponderExcluirAdorei seu post. Adoro pesquisar sobre os lugares quando viajo e adorei saber mais sobre o Coliseu aqui.
Parabéns por realizar esse sonho!
Lindas fotos e excelente relato.
Beijos,
Li
Oi Vick!
ResponderExcluirNossa, primeiro que fotos lindas! Não me lembro de ter visto fotos dele do lado de dentro, pra ser sincera e é muito legal!
Achei muito válidas as observações que você fez, acho que também desejaria conhecer todo ele e não apenas ver o lado de fora. Esse tipo de lugar que guarda tanta história consigo, por anos a fio, merecem a devida atenção! Só imagino como a visita deve ter sido mágica! Sem dúvidas você me deixou mais curiosa pra conhecê-lo! <3
xoxo
Rê
Oi Victória!
ResponderExcluirUau, de tirar o fôlego essas fotos. Nem imagino o tamanho dessa emoção! Viajar é incrível e estar perto de algo tão importante historicamente deve ser maravilhoso!
Se um dia eu tiver a honra de ir para Itália, Roma será um dos meus destinos principais.
Beijos
Me chama de Bella
Deve ter sido uma experiência muito boa mesmo. O lugar parece lindo e ainda quero visitar.
ResponderExcluirBeijos
Oie, tudo bem? Gente que fotos mais incríveis. Fiquei até admirando antes de comentar haha Uma das coisas que mais gosto quando viajo é justamente quando o céu está lindo assim. Não sei porque, mas parece que as fotos ficam tão mais bonitas. Quando viajei no começo desse ano alguns dias estavam nublado e conforme a cidade parecia que era inverno, tinha até neblina acredita? Um céu limpo faz toda diferença (risos). Imagino o quanto você deve ter gostado. Um lugar assim que até então só tínhamos visto nos livros. Adorei a dica de hoje. Beijos da corujinha, Érika =^.^=
ResponderExcluirConhecer o Coliseu - e outros lugares históricos e tão impressionantes quanto - é um dos meus maiores sonhos! Fiquei por muito tempo admirando as fotos e só imaginando como deve ter sido a sensação de estar em um lugar tão grandioso...
ResponderExcluirGislaine | Literalize-se
Poxa vida, estou voltando pra reler pq realmente achei muito legal a forma que você falou sobre o lugar, em breve nos esbarraremos por nossas andanças pelo mundo <3 amei o post
ResponderExcluirEu começei a me interessar pelas matérias de história quando eu vi uma fotografia do Coliseu... Estar lá deve ser realmente impressionante.
ResponderExcluirNossa que viagem dos sonhos, eu adoro viajar e queria dar aquela volta ao mundo e o Coliseu seria parada obrigatória quando for pra Itália, pensa no amor por Roma.
ResponderExcluirAdorei tuas fotos, parece aquele lugar de sonhos que a gente não quer ir embora.
http://www.kammykrysthin.com/
Xoxo
Que grandiosidade, né? Quero muito conhecer a Itália e acho que talvez aconteça esse ano. Seu post me deixou nostálgica por algo que nem vivi, amei.
ResponderExcluirblogdeclara.com